quarta-feira, 29 de julho de 2009

O conteúdo da cultura

O conteúdo básico de uma cultura são os "folkways", os "mores" e as "instituições". Literalmente os "folkways" são as maneiras de agir que caracterizam um povo. São formas de condutaque um povo desenvolveu durante toda a sua existência. O "folkways" surge, a princípio, como um meio de ação adotado em face de dado problema, podendo ter sido encontrado até por acaso. Se funcionou, porém, isto é, se produziu o resultado satisfatório, foi então aos poucos adotado, na sua maior parte inconscientemente. Tornou-se, assim, parte da vida social do povo em questão, e depois transmitiu-se às gerações seguintes. Por exemplo: um dia algum homem sentindo que os pés doíam muito em contato com o solo, inventou cobrir a sola dos pés de alguma forma menos desagradável. Começava aí a aparecer o uso dos sapatos, que foram se aperfeiçoando e generalizando. Hoje, se alguém aparecer descalço em público, na maioria das culturas, é olhado com estranheza.

A destinção entre "folkway" e "more" sa faz na maneira pela qual a referida forma da conduta é considerada pelo povo que a tem. Quando um "folkway" passa a ser visto como absolutamente essencial e irrevogavelmente ligado à persistência e eficiência da vida grupal, perde sua simplicidade e torna-se um "more". Os "mores" são, pois, os "folkways" que foram destacados como particularmente imporatntes na vida de um grupo. Representam as formas "sagradas" de comportamente, isto é, as formas que são prezadas, consideradas fundamentais e mantidas com tenacidade; são formas de comportamento que o grupo considera essencial para a sua própia sobrevivência e não admite que sejam quebradas.

A moda, por exemplo, é um "folkway" entre nós; mas, andar, vestir é um "more", tanto que se a pessoa se expuser nua em público, sofrerá penalidades.

Quando uma cultura começa a questionar os "mores", pode-se ter a serteza de que ela está num processode transformação e novas regulamentações de comportamento logo estarão surgindo.

Todo costume que se estrutura tomando uma forma definida com regras, atos prescritos, aparelhamento e pessoal necessário para sua realização, transformou-se em "instituição". A instituição, pois, é um conceito que se estruturou.
Assim aconteceu com os acasalamentos, que à medida que foram precedidos de rituais, sacerdotes, etc; tranformaram-se na instituição do "casamento" e da "família". Assim, também
aconteceu com o ato dos mais velhos passarem a cultura para os mais novos: à medida que se complicou e teve que se estruturar, transformou-se na instituição "escola". E assim por diante.

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